sábado, 7 de fevereiro de 2009

Confusão Contemporânea

Muitas vezes me vejo buscando algo que não sei o que é.
Passo muito tempo buscando. Quando ao fim de tudo, quando já não me é mais possível estar alí esperando, me dou conta que o tempo passou e nada mudou. E assim, continuo caminhando em círculos, e quando pretendo dar um rumo mais objetivo e direto, lá vem o vento ou a estrada que me leva de volta ao caminho anterior, e assim vai. Realmente não damos conta que algo está acontecendo. Será a tal da solidão? Será que eu tenho tudo e ao mesmo tempo não tenho nada? Será que estou me enganando ou estão me enganando?

Foco. Acabo perdendo o foco e isso me incomoda. Acabo engolindo o que não vai me trazer benefício. Acabo me consumindo sem sentir. Auto-crítica ou desespero? Coragem ou covardia?
Orgulho ou desprezo? Muita coisa ainda está sem resposta, mas em geral, tudo está definido. Queremos respostas para os nossos sentimentos e atitudes, mas quem está lúcido, ciente e atento, praticamente já sabe que amanhã será o reflexo daquilo que foi hoje e assim por diante. Todavia, esta mesma pessoa deverá estar consciente de que o certo é que pode ser errado e que o errado pode ser o certo. “Só sei que nada sei.” É isso mesmo? Vivendo na incerteza a gente descobre que não há limite para o que pode suceder no próximo minuto. Portanto, se vives na certeza, estará limitando sua esfera de atuação sob estes parâmetros.


Se é assim que tem que ser, se não é. A reflexão passa por momentos de crise e de paz, mais ainda, desafoga a angústia do ser autônomo, sua natureza social urge contra seu estado. Enfim. Seja o que for, seja você mesmo, ou simplesmente seja.


Maravilhas da vida que jamais serão esquecidas, são os momentos em que você precisou de alguém, não pode contar, simplesmente não teve. E você então, ao invés de ter e de ser daquele que necessitamos sempre, passa a ser aquele que necessitam, chora pela falta, mas segue digno o caminho vital da evolução humana. Pare, pense, respire fundo, erga a cabeça, prepare-se e prossiga com o próximo movimento. Momentos.

Fácil dizer que ganhou, que venceu, que terminou. Difícil agüentar e seguir em frente quando não se tem alguém em quem se apoiar e seguir e seguir, e seguir. Foco e esperança, agora e sempre. Amém.

Um comentário: